NOTÍCIAS

2º Integra Ação propôs reflexões sobre atual cenário político, econômico e social.

Data: 01/08/2017

Nos dias 25 e 26 de julho a Acil, com apoio da TS Tech e Facesp - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, realizou o 2º INTEGRA AÇÃO, seminário que através da soma de sua programação demonstrou o panorama político, social e econômico atual e como as mudanças recentes nos afetam.

Com programação especialmente planejada, o evento propôs reflexões a cerca do atual cenário que atravessamos. "Estamos em uma época muito desafiadora, com mudanças sociais, culturais e econômicas acontecendo, e como podemos nos preparar para tudo isso? Foi através deste questionamento que elaboramos a pauta deste evento. Diante do cenário atual, nos perguntamos muito a respeito de valores e ética, mas afinal temos que começar uma preparação estrutural primeiro em nós e em nossa comunidade", comentou José Cláudio Beltram - Presidente da Acil.

O evento teve abertura na parte da manhã, com o período totalmente dedicado para as Entidades Beneficentes de Leme, que com mediação de Osmar Vicentin - Coordenador de Projetos da Facisc interagiram apontando seus principais desafios e propondo alternativas e soluções. O Presidente da TS Tech - Eiji Toba fez a abertura desta etapa juntamente com José Cláudio Beltram.

Osmar Vicentin abriu a programação do período da tarde com a Palestra "Associativismo e Sociedade, duas trajetórias e a mesma origem", com a qual demonstrou a importância do Associativismo e a diferença entre "estar em grupo e viver em grupo" e como isso pode mudar positivamente a comunidade. "Viver é muito mais o processo de relacionamento e interação entre as partes, ou seja, eu tenho que ter confiança, participar para chegar em resultados, compilar informações, tirar proveito disso, mas devolver para a sociedade tudo aquilo que ela nos proporciona", disse Osmar em entrevista para o Canal da Acil.

Os temas sociedade, a importância da valorização do capital social e o resgate de valores continuaram com Elis Radmann - Socióloga e Mestre em Ciências Políticas pela UFRGS, que apresentou a palestra "Movimentos Comportamentais da Sociedade Frente ao Atual Cenário Político e Econômico", que também abordou as mudanças, positivas e negativas, proporcionadas pelo avanço tecnológico e os reflexos delas em nossa cultura e maneira de se relacionar, muitas vezes ressaltando uma inversão de valores.

 "Cada vez as pessoas conversam menos e isso diminui a relação entre elas, não há convivência social, não há compromisso coletivo", em entrevista para a Acil ela também abordou possíveis soluções, como por exemplo, "Não é correto um aluno em sala de aula utilizar o celular, mas isso tem que ser discutido dentro de casa, para que a professora depois só referende. Agora não pode os pais darem um princípio e a professora dar outro, e é isso que estamos vivendo, nós estamos com princípios diferentes, nós não estamos com valores comuns. Tem uma mistura do que é certo e o que é errado, que cria dificuldades, a criança olha para os dois lados e pensa - Eu vou fazer o que eu quero". Ellis também falou sobre o famoso “jeitinho brasileiro” e como ele afeta negativamente nossa sociedade.

O período da tarde foi encerrado com a Mesa Redonda sobre Empreendedorismo, na qual participaram membros do Programa Empreender David Augusto Lourenço – Presidente da APRUL, Gisele Ramos – Presidente da Criarte e José Cláudio Beltram – Representando a Rede Serv Mais, acompanhados de Eduardo Henrique Ferin da Cunha – Mediador do Programa de Regionalização do SENAC. Na ocasião foi apresentado o Circuito Caminhos da Paz e apontadas soluções criativas para promover os setores e turismo da região. A mesa Redonda também contou com a participação de Osmar e Elis, que em conjunto com os participantes deliberaram alternativas para aproveitar o potencial dos empreendimentos.

O Professor Clóvis de Barros Filho fechou o primeiro dia de programação com a palestra “Ética e Valores Morais”. Com reflexões sobre nossa sociedade, os valores atuais “A moral é individual. A ética é pensar junto, de maneira coletiva, os princípios que queremos respeitar”, disse em um dos trechos de sua apresentação, que provocou reflexões sobre nosso comportamento, demonstrou pontos que podemos mudar e a importância de construirmos relações confiáveis.

O tema “Cenários e Tendências Econômicas” fechou o seminário no dia 26 de julho, com a palestra ministrada por Diego Pereira de Souza - Consultor SEBRAE-SP, seguida por Mesa Redonda com os especialistas: Prof. Dr. Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais – Diretor da CCA UFSCar – Campos Araras/SP, Prof. Esp. Carlos Eduardo Spadin – Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e Ciência da Computação – Anhanguera Educacional de Leme/SP, Prof. Ms. Fernando da Silva Pereira – Coordenador do Curso de Economia da FHO I UNIARARAS – Araras/SP e Prof. Aníbal Tavares de Azevedo – Coordenador do Laboratório de Simulação da FCA – UNICAMP – Limeira/SP. 

Na ocasião os participantes interagiram com o Mediador Rafael Faria, apontando potencialidades da nossa região, desafios econômicos, alternativas para as empresas, tendências de mercado e apresentaram ferramentas para alavancar resultados.

A entrada para as palestras do seminário foi 01 litro de leite, cuja arrecadação foi repassada para as entidades APAE, AVIVIL, Abrigo São Vicente de Paulo, GACC, Casa da Criança, Creche Sagrada Família, Casa Betel e Casa Bethânia.

tags: integra ação, prof clovis de barros filho, elis radmann, osmar vincentin



Galeria de foto


<< Voltar




NOSSOS PARCEIROS

Av. Carlos Bonfanti, 106 - Centro
CEP: 13610-238 - Leme/SP

(19)

3573-7100